Psicoteste Detran o que é avaliado? Faça o Simulado Detran para mandar bem na prova teórica do Detran.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Simulado DETRAN Completo com todas as questões

O sonho de possuir um veículo próprio ainda está presente em muitos cidadãos brasileiros, e para torná-lo realidade é necessário que tal pessoa esteja habilitada e possua a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Pensando nisso, estaremos disponibilizando o Simulado Detran para que realizem os testes.

O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) é um órgão do Poder Executivo Estadual que surgiu com a finalidade de supervisionar e fiscalizar o trânsito de veículos terrestres em todo território brasileiro.

Cabe ao DETRAN avaliar a capacidade psicológica e física dos candidatos à Carteira Nacional de Habilitação. É de responsabilidade desse órgão também credenciar os fabricantes de placas e tarjetas na jurisdição de cada estado.

Veja também:
  • Resultado da prova do Detran
  • Psicoteste Detran
Para obter a CNH é necessário que o candidato passe por algumas etapas avaliativas realizadas pelo Departamento Nacional de Trânsito, essas etapas são:
  • Exame clínico
  • Psicoteste
  • Simulado DETRAN
  • Prova Teórica DETRAN 
  • Prova Prática DETRAN
Com o intuíto de ir realizar as avaliações do Detran muitos candidatos se preparam respondendo ao Simulado DETRAN, cujo conteúdo é muito parecido ao conteúdo cobrado na prova teórica do Departamento Estadual de Trânsito.


Psicoteste Detran

O psicoteste é um teste psicológico, o qual sempre tem um objetivo relacionado ao requisito proposto. No caso do Detran, o psicoteste busca avaliar a atenção, agilidade, características da personalidade do candidato e também o raciocínio lógico. Em relação a personalidade, o avaliador busca avaliar características como o humor, ansiedade, depressão e agressividade. Caso já tenha feito os testes e quer pegar o resultado, basta acessar esse link e preencher com o seu RENACH (Vem no canto superior a direita do laudo). Veja os exemplos dos testes psicológicos aplicados:
  1. TADIM
Esse é um teste de atenção difusa , a qual é uma função mental que focaliza de uma só vez, vários estímulos dispersos. Nesse teste o candidato tem quatro minutos para marcar o maior número de placas em sequência numérica e circular o último número.
  1. TACOM-A
O TACOM-A é um teste de atenção concentrada, a qual é função mental onde os interesses de focalização são dirigidos a um grupo de estímulos que tenham características em comum. Nesse teste, o candidato tem um minuto e trinta segundos para marcar sequencialmente (da esquerda para direita e após a finalização da linha, de cima para baixo) todas as placas que coincidem com as quatro placas destacadas acima na folha dada pelo avaliador.

    3. Teste do Livro

Por último, será aplicado um psicoteste com base em um livro que testará o seu raciocínio lógico. Um breve exemplo de como funciona o teste: A psicóloga dará um livro e uma folha numerada de 1 a 40. No livro terá gravuras com partes faltando e logo em baixo das gravuras, imagens ordenadas em (A,B,C,D,E,..) para serem escolhidas para completar a parte que falta a gravura. Se no cavalo faltou o rabo, o participante escolherá a letra logo abaixo que terá um rabo para completar a gravura, caso a letra escolhida seja a letra "D", deverá ser escrita na folha de papel concedida pela psicóloga.


Simulado DETRAN

O Simulado Detran, é uma importante forma do candidato à Carteira Nacional de Habilitação se familiarizar da prova teórica bem como saber como o conteúdo é cobrado nessa avaliação.
As questões do simulado DETRAN aborda os mesmos conteúdos da prova teórica aplicadas dentro do Detran, são eles:
  • Legislação;
  • Infrações;
  • Circulação;
  • Sinalização;
  • Mecânica;
Para melhor se preparar para a prova teórica do DETRAN, basta o candidato seguir esse link que levará diretamente ao simulado da prova do Detran.



Prova Teórica Detran BA

A prova do DETRAN BA para a primeira habilitação tem 40 questões, cada uma contendo 05 (cinco) alternativas. O candidato deve marcar uma alternativa apenas.
O candidato pode aproveitar e se preparar ainda mais respondendo ao Simulado DETRAN BA. Além dos simulados tradicionais, o site também conta com a opção: Prova Difícil, a qual contém perguntas que os usuários menos acertam.
simulado detran

Prova Prática Detran BA

A prova prática do Detran BA busca avaliar as habilidades do candidato referente a habilidade do mesmo a dirigir um veículo dentro de uma cidade. Nessa prova, o candidato deve realizar a baliza, mostrar o controle da embreagem (meia embreagem), atenção no trânsito, sinalizações, práticas ao entrar no carro e respeito ao pedestre.
  1. O candidato é conduzido para realizar a baliza.
  2. O candidato é direcionado para realizar o controle de embreagem (meia embreagem) tanto na subida quanto na descida.
  3. E por último, o candidato faz um percurso na “rua”.
Para receber a Carteira Nacional de Habilitação o candidato percorre um longo caminho, mas que não é complicado. E pode ficar muito mais simples através do Simulado Detran. Lembrando que deve-se ficar atentos as dicas dadas pela auto escola, e se for tomar aulas por fora, é de extrema importância não absorver vícios ao conduzir o carro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário